14 de setembro de 2010

Vagas em TI por email - Eles querem um Super Profissional


Estou concluindo o curso de Ciência da Computação no final deste semestre e ainda não trabalhei com programação. Tenho conhecimento adquirido através de estudos das tecnologias Java, PHP, CSS, HTML, XML e banco de dados MySQL. Não é experiência comprovada em carteira nem nada.
Recebo diariamente vagas de TI por email, a maioria de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, algumas cidades do interior de São Paulo.

Hoje, recebi uma vaga com a seguinte descrição:
Vaga: Programador Java
Concluído curso de Ciência da Computação ou áreas afins.
Experiência em Java, .Net, php, oracle, ERP´s, SAP, C, C++, MySql, e conhecimentos em gerencia de projetos.
Inglês fluente é fundamental para conversação, leitura e escrita.
Disponibilidade para viagens
Curitiba

Os benefícios são ótimos, o cargo é ótimo, mas... qual profissional que concluiu ou conclui esse ano, como é o meu caso, vai se enquadrar em tal cargo?

Foi a parte de RH de uma empresa que enviou esta vaga. Quem sabe do que estou falando vai concordar comigo. O que eles querem é um super profissional. O RH dessa empresa, como tantas outras, não sabe o que está fazendo. Se, é claro, for o RH que elaborou este email.

Não é possível um profissional que tenha toda essa experiência. Existem tecnologias totalmente distintas nessa seleção. Claro que devem existir profissionais assim.
Sendo assim, fiquei aqui pensando. Será que não está na hora da administração, ou o curso de administração com a área de Recursos Humanos, repensarem sobre curriculo vitae do profissional de TI?
Não está na hora dos Recursos Humanos se adaptarem ao nosso curriculo, para saber selecionar um bom profissional de TI? Pelo visto, o profissional de RH que enviou esta vaga não sabe diferenciar algumas coisas. É complicado selecionar esse tipo de profissional que eles querem na vaga.

Já li milhões de artigos espalhados pela internet e vejo muitas pessoas dizendo, que o curriculo deve ter 2 páginas, uma, ou 3 páginas; deve ter foto, algumas áreas coloridas. Já outras dizem que não. Não se deve colocar foto ou diagramas, nem mesmo áreas coloridas para destaque.
É complicado se adaptar ao desejo do RH de uma empresa através de um curriculo. O que estou tentando dizer é o seguinte: o RH da empresa deve se adaptar ao curriculo do profissional de TI, ou simplesmente ficar fora da contratação. Deixar que o profissional de TI da empresa, aquele que já está contratado, faça a solicitação, envie a vaga e depois, faça a seleção do curriculo, para uma posterior entrevista. Aí sim o RH entra no circuito.

Portanto, em meu ver, o curriculo do profissional de TI deve ser claro e objetivo, se for necessário diagramas, áreas coloridas, fotos, logotipos, desenhos, etc... que seja. O importante é o contratante, que entende da área, entender o que o profissional quer passar com o curriculo. O documento deve estar colocado de uma forma que seja fácil de ler. 3, 2 ou 4 páginas não importam, desde que seja de fácil compreensão e que atenda as necessidades da empresa. Não a necessidade de um super profissional.

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário