16 de agosto de 2010

Resenha - Ciência, tecnologia e sociedade - pensando as redes, pensando com as redes. Rosa Pedro

PEDRO, Rosa In. Ciência, tecnologia e sociedade – pensando as redes, pensando com as redes Liinc em Revista, v.4, n.1, março 2008, Rio de Janeiro, p.1-5 http://www.ibict.br/liinc

A informação através das redes hoje em dia está cada vez mais ampla, diversificada, e de fácil propagação. Este é o tema central do artigo de Rosa Pedro que em primeira mão, difundi a ideia de como as redes têm poder, do ponto de vista cultural e social, levando-se em conta o brutal avanço tecnológico no emaranhado campo das pesquisas em cursos e universidade de cadeiras diferentes.
Ciência, tecnologia são facilmente lembradas quando falamos de redes, é o que a autora chama de Tecnociência. Redes ao redor do mundo (internet), redes mais internas (em uma empresa, ou ligadas a várias filiais). Todas elas são redes. É uma das melhores evoluções de nossa sociedade. Evoluímos desde o surgimento delas. Crescemos com elas e hoje, elas são o que são, porque somos quem somos.
Rosa Pedro cita CALLON em seu artigo desta maneira: "As tecnologias nos sustentam porque estamos apegados a elas. E se estamos apegados a elas é porque, de uma maneira ou de outra, fomos implicados em sua fabricação.”.
Nós temos a ciência que nós mesmos nos impusemos. Não no sentido de impor, pois cada indivíduo utiliza o que se dispuser e em horário pretendido. Elas estão dispostas a serem utilizadas. Como, quando e onde serão de nossa responsabilidade.
Ela também expõe muitos artigos que fazem parte da edição da revista Liinc em Revista como abordagem a vários temas que giram em torno de redes como: disseminadora de informação; contribuinte de pesquisas; interlocutora em comunicação; e tantas outras auxiliares. Engloba temas em artigos de vários autores como: cybercultura; fronteiras entre humano e não-humano de uma forma desafiadora; filosofia; política; educação e tantos outros.
O poder que as redes trazem como benefício à sociedade é incalculável do ponto de vista sócio evolucionário. A geração que por hoje se estende é rica de informações e para qualquer caminho que escolha ir, as redes são indispensáveis. É possível afirmar que a pretensão do artigo é paralelizar de maneira benéfica tecnologia-ciência-sociedade-evolução perscrutando os becos e vertentes que este tema se propõe e familiarizando seus diversos nós de conexão uns com os outros.
A exposição dos artigos da edição da Liinc em Revista está exatamente voltada para o esforço ou desafio, do que seria a pesquisa em redes. Evidenciando o poder que se faz do uso das redes em pesquisas.
É de fácil aceitação que este tema é um tanto polêmico. Porém, visto que a problematização de nossas sociedades estão a cada dia mais implacável, temos mesmo é que parametrizar nossa individualidade e pensarmos como sendo objetos pensantes dessa evolução e contribuir diretamente ou indiretamente para o crescimento propício e sustentável da sociedade sem barreiras mandatórias, claro que com uma ética bem experimentada.

Rosa Pedro é Doutora em Comunicação e Cultura, Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação e Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – EICOS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Contato: Instituto de Psicologia, Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Campos, telefone 21 3873-5348, e-mail: rosapedro@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário