23 de julho de 2010

Xadrez - Brancas X Pretas

Xadrez... Lembro de uma fase na minha vida, quando morei em Itabuna-BA por dois anos para fazer cursinho pré-vestular, para a tão sonhada UESC. Era comum jogar xadrez tomando long-neck´s de Skol e comendo amendoim cozido na casca. Que maravilha! Jogava sempre com o meu cunhado Aurélio (comparça mega sangue bom).
A noite, antes de dormir... Sempre perdia pra ele, quase sempre. Ganhei um tabuleiro de Xadrez dele, feito em barro, em uma viagem que ele fez para Recife-PE. Dava pra jogar, era meio complicado pq o jogo tem bumba meu boi, ao invéz do clássico cavalo e cangaceiros ao invés dos peões, padres com a biblia na mão ao invés de bispos. Ficamos bastante confusos em distinguir as peças nas primeiras vezes que jogamos (ganhei várias vezes dessa vez) e decidimos voltar ao tabuleiro de madeira de R$ 1,99 mesmo.
Aprendi a jogar bastante com ele e agora sei por que ele sempre escolhia as peças brancas (por regra, elas começam a jogar), mas isso não me incomodava pq não sabia que as brancas são propensas a ganhar. Nem sempre ocorre isso, dado o fato de que não somos enxadristas profissionais. Então meu cunhado está desculpado por isso. : )
Lembro de uma vez que ganhei de um camarada com um super EGO, ele havia derrubado a minha rainha primeiro. Não lembro quem começou com as brancas... rsrsrs Foi irado aquele dia. Mas esse é outro esquema...

Abaixo segue o link pra vocês comprovarem que as Brancas sempre vencem dado a movimentos de melhor jogada. Dados teóricos e de enxadristas experientes mostram que as peças brancas são mais comumentes vitoriosas que as pretas. Estatísticas mostram que peças brancas vencem as pretas, em jogos de enxadristas humanos e entre computadores, em (52-56% contra 48-44%, respectivamente).

O artigo completo está na Wikipedia.org neste link.

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário