9 de abril de 2010

Elicitação

Elicitação de Recursos, Elicitação de Requisitos:

"O custo e o tempo aplicado em Engenharia de Software, na sua parte inicial, deve ser proporcional ao tempo e a paciência que se leva a concluir uma graduação" - Diego Siqueira Dias

"Elicitar mau os requisitos em desenvolvimento de software e obter sucesso é similar a comer gordura, tomar cerveja e ser fumante e mesmo assim viver além dos 60" - Diego Siqueira Dias

A necessidade de Elicitar - (Que palavrinha bonita, pesquisa no dicionário do Google! Não existe). Então, voltando... a necessidade de elicitar requisitos em desenvolvimento de software é indispensável. Com tecnologias atualizadas, manuais de regras, boa especificação, pessoal treinado, orçamento em caixa, estimativa de riscos, ou seja, com todo o emaranhado de Gerenciamento de Projeto fluindo bem. Seu Software vai ser ruim no final. O que a Engenharia de Software quer é tornar esse ruim, um pouco menos ruim. Porque, estudos e um pouco de experiência de outras pessoas, como Fred Brook, mostram que seu produto de software sempre vai apresentar erros.

Eis os Fatos:

O software não pode ser medido 100% em sua qualidade, o software nunca vai ser livre de erros, os usuários, ah! os usuários, sempre estarão frustados com a dificuldade de operar, a qualidade nunca é atingida como estimada, além do grau dos processos, há sempre a insatisfação do usuário. Isto se deve a vários motivos: não foi dada a devida atenção em algumas questões e já outras receberam demasiada atenção, geralmente a equipe é incapaz ou insuficiente, o custo e tempo não foram deperminates na elaboração de um escopo. Nunca a Gerencia de Projeto é totalmente eficaz, pois não depende somente da parte teorica. Quem dera somente o Brainstorm fosse viável e coloca-lo em prática fosse mais viável ainda.

Esta é uma área que precisa ser estudada inevitavelmente por um desenvolvedor. Com todas essas técnicas, padrões e regras não se consegue atingir o objetivo ótimo. Agora imagina desenvolver sem nenhum tipo de conhecimento de Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos.

Complica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário